Como ensinar seu gatinho a usar a caixa de areia?
Sempre que um filhotinho de gato chega em casa, os papais e mamães de primeira viagem ficam na dúvida sobre como ensiná-los a usar a caixa de areia. Por conta do cheiro da urina e das fezes, é natural que seu gatinho vá até a caixa, porque isso é instintivo que ele queira esconder os dejetos para não atrair predadores. Mas em alguns casos você precisa ensinar o passo a passo para garantir que ele aprenda e não deixe suas necessidades espalhadas pela casa. Vamos começar?
1 - A escolha da caixa de areia!
O primeiro passar para ensinar seu gatinho a usar a caixa de areia é, claro, escolher a melhor caixa de areia para ele! É importante que ele já esteja acostumado a caixa, por isso, compre-a antes da chegada do gatinho.
Nós indicamos a caixa com grade para que você retire as fezes com mais facilidade, mas caso não encontre, pode comprar a pá coletora junto com o objeto. O importante aqui é que a caixa seja grande o bastante para quando seu gato estiver mais velho, de modo que você não precise trocar, porque isso pode mudar os hábitos de higiene dele.
2 - E agora, qual areia comprar?
Os especialistas explicam que os felinos gostam mais dos grãos mais finos, aglutinadores e que neutralizam odores. É claro que esse ponto específico é bem particular de cada gato, por isso aqui incentivamos as tentativas de erro e acerto! Comece usando as que irão facilitar sua rotina, como as biodegradáveis que podem ser jogadas no vaso sanitário.
3 - Boas-vindas à caixa de areia!
Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, nem todo gato consegue encontrar a caixa de areia com facilidade ou entender qual o uso daquele objeto, por isso você precisa apresentá-lo a caixa.
Leve ele até a caixa de areia, coloque-o em cima da caixa e afunde as patinhas na areia, para que ele se habitue. Nossa dica é que você faça isso logo depois do gato comer, porque ele vai entender que aquele espaço é o local das necessidades.
Uma questão bem importante é sobre o local onde você deixará a caixa de areia. Escolha um espaço longe da cozinha ou da comida do gato, principalmente para que não fique um cheiro ruim no ambiente.
4 - Ele não quer usar a caixa? Relaxe!
Durante os primeiros dias de uso da caixa de areia, pode ser que seu gatinho saia dali e faça xixi no chão, por exemplo. Não brigue com ele e nem o puna por isso, porque isso irá dificultar a educação. Repita o processo na próxima alimentação para que ele realmente entenda onde é o banheiro!
Se nenhuma dessas dicas funcionar, recomendamos que você procure um veterinário e apresente a situação. Pode ser que seu gatinho tenha um problema de comportamento e um profissional irá ajudar.
Gostou do passo a passo? Compartilhe com seus amigos e leve essa dica para todos!