Se você ama o seu melhor amigo de quatro patas, precisa ficar em alerta sobre os 8 sinais de artrite em cães e como tratar! A doença, que também pode acontecer em nós humanos, é degenerativa nas articulações. Isso quer dizer que a artrite desgasta a articulação da cartilagem e prejudica a qualidade de vida dos nossos amigos.
Quando o assunto é cães, quais seriam as possíveis causas da artrite? Os especialistas apontam o fator idade, já que a partir dos 8 anos isso se torna mais comum. O sobrepeso também é um agravante para o surgimento da artrite em cachorros; o mesmo ocorre com cães grandes ou de determinadas raças como o Pastor Alemão. E, claro, se o seu amigo tiver passado por alguma cirurgia ao longo da vida, também será mais propenso a sofrer com a artrite na velhice.
Pois bem, agora que você já sabe o que provoca, deve estar pensando: “Quais são os sinais que preciso ficar alerta, afinal?”. Vamos listar os 8 sinais de artrite em cães para que você possa ajudar no diagnóstico precoce, melhorando a qualidade de vida do seu melhor amigo.
- Ele tem dificuldade motora para se levantar pela manhã? Se sim, isso pode ser provocado pela artrite.
- O seu amigo amava passear de coleira e agora já não fica mais feliz com o chamado para passear? Preste atenção, porque isso pode ser sinal de artrite, já que por sentir dor ao andar, ele prefira ficar em casa.
- Ele está ficando para trás nos passeios? A velocidade está menor? Algo de errado pode sim estar acontecendo!
- O mesmo ocorrerá se ele também já não gosta mais de brincar ou correr pela casa.
- Seu cão está se queixando quando tocam nas patas ou emite gemidos de dor durante o dia? A-L-E-R-T-A!
- Olhe direto nos olhos do seu cão e veja se ainda estão brilhosos e felizes, porque caso não estejam, é porque ele tem sofrido com dores.
- Perder o apetite também é sinal de artrite, uma vez que ele deixe de comer em virtude da dor que estará sentindo.
- Por fim, acompanhe o estado de espírito e o comportamento dele. Se estiver muito diferente do normal, procure por um médico veterinário.
Se você identificou os 8 sinais de artrite no seu cão, como poderá tratar a situação? É claro que a medicação deve ser feita por um profissional e seu bichinho de estimação vai precisar de acompanhamento médico, mas em casa você pode colaborar com isso.
Ajude seu cão facilitando a rotina dele; por exemplo, se na sua casa tiver escadas ou degraus ao longo do espaço, adapte com rampas para que ele possa caminhar mais facilmente.
Cuide também da balança! A indisposição natural da artrite pode deixar seu cão preguiçoso, portanto, escolha ração balanceada e tente fazer brincadeiras para que ele possa andar mais dentro de casa.
E por último, ame e dê muito carinho ao seu melhor amigo! A doença vai deixá-lo desanimado e é sua missão fazê-lo feliz. Se você tiver mais dúvidas de como ajudar, procure um profissional da área e compartilhe com a gente a sua experiência.